Galo da Madrugada

Da união de um grupo de amigos e famílias do Bairro de São José, comandados por Enéas Freire, surgia, no dia 24 de janeiro de 1978, o Clube de Máscaras Galo da Madrugada. Nas ruas estreitas, apertadas do Bairro de São José, berço dos primeiros clubes e blocos carnavalescos do Recife, o Galo saiu às ruas pela primeira vez com cerca de 75 “almas penadas” - primeira fantasia do Clube – percorreram as ruas do Bairro, com seus sacos de confetes e serpentinas e acompanhadas por uma orquestra de frevo composto por 22 músicos. No ano seguinte, o bloco já contava com um número de foliões bem maior, com 350 pessoas, vestidas de palhaços, almas, morcegos, diabos, árabes, cabeções de galos, arlequins e pierrôs, entre outras fantasias. Em 1980, o Galo consegue arrastar pelas ruas do Recife cerca de 800 foliões e em crescimento constante, o desfile do Galo passa por grandes mudanças, quando as orquestras de frevo são substituídas por trios elétricos.
Em 1991, o Galo da Madrugada confirmou a previsão do jornalista e radialista Stélio Gonçalves, que, um dia, garantiu: “o Galo seria a maior agremiação de Rua de Pernambuco”.  Onde o bloco reuniu mais de um milhão de foliões. E em 1994, veio o reconhecimento internacional do livro dos recordes, o Guinness Book e se tornou oficialmente o maior bloco de carnaval do planeta, num carnaval que reuniu um milhão e meio de foliões. A partir desse momento a Prefeitura do Recife pôs, em 1995, um gigantesco galo sobre as águas do Rio Capibaribe. Em 1996, a apoteose do desfile ganhou ainda mais cor e brilho: camarotes, sombrinha gigante, casal de Rei e Rainha do Maracatu sobre o Rio Capibaribe e um Galo bem mais gigantesco, desta vez montado na Ponte Duarte Coelho – onde é posto até hoje.

Amanhã teremos mais um grande desfile do Galo da Madrugada que permanece fiel às suas raízes, valorizando o ritmo pernambucano e mostrando a todos os foliões do Recife, do Brasil e do Mundo e ainda ressaltando a beleza e a magia da maior manifestação cultural do planeta, como que seduzidos pelo refrão: “Ei pessoal, vem moçada! Carnaval começa no Galo da Madrugada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário